sexta-feira, 18 de março de 2011

Pequenos porém perigosos

Insetos despertam fascínio e interesse para alguma pessoas, outras sentem repulsa. Podem ser pequeninos, quase invisíveis a olho nu ou muito grandes chegando a atingir 17cm (Titanus giganteus). Apresento-lhes alguns pequeninos bastante perigosos.

Lonominia obliqua
Vulgarmente conhecidas como taturanas, o contato com lagartas do gênero Lonominia causa dores, queimaduras, hiperemia, purido e as vezes bolhas além de dores de cabeça, mal estar geral, nauseas e vômitos.

Ocorrem manifestaçõs de sangramento tardiamente que se complicam com a ação das toxinas da Lonominia sp. responsáveis por alterações na coagulação do sangue.


Vespa mandarina (Vespa mandariania japonica)

Abelhas e vespas matam mais humanos do que qualquer outro animal peçonhento. Das aproximadamente 500 espécies de vespas conhecidas, cerca de 300 possuem algum tipo de veneno ou toxina.

A Vespa mandarina atinge cerca de 5cm de comprimento e é mais comum no Japão.


Apis mellifera
As abelhas comuns parecem inofensivas, uma ferroada pode parecer um simples incomodo mas não se deixe enganar pela aparencia. Quando sua colméia é pertubada elas não exitam e atacam em bando, se uma ferroada de abelha é dolorosa imagine essa dor multiplicada milhares de vezes. Uma colméia abriga de 60 a 80 mil abelhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário