quarta-feira, 31 de março de 2010

Influências da TV

Quem não gosta de ver TV? Mas esse pode ser um péssimo hábito, as pessoas estão se acostumando tanto em receber as informações todas processadas pela TV sem a necessidade de pensarem que seus cérebros entram em estado de inércia, simples, se você recebe tudo já pensado não precisa pensar, formar sua própria opinião, pra alguém nesse estágio de alienação é muito fácil ser manipulado pelas influências da TV.
Hoje eu nem iria para a faculdade, aliás poucos foram também, mas eu tinha que ir mesmo pra resolver umas coisas do meu projeto de TCC e além disso tinha que pegar um DVD na biblioteca pra fazer um trabalho aí de zoologia.
Voltando ao assunto TV; com a facilidade de acesso a internet as coisas já estão mudando um pouco, várias pessoas deixam de passar horas diante a TV e passam essas mesmas horas diante de um computador, a grande sacada da internet é a interatividade, a qual a TV ainda não proporciona, sem mencionar que você pode assistir seus programas favoritos pela internet, acaba sendo muito mais prático.

Entendam uma coisa, se as emissoras pudessem transmitiriam comerciais 24h mas com isso não teriam audiência alguma. A grade de programação existe simplismente para prender o telespectador diante da tv entre a exibição de uma sequência de comerciais para a outra. Para tanto lançam mão da exibição de programas, novelas, filmes e realyt shows principalmente, enfim tudo o que possa atrair nossa preciosa atenção.

Falando em programação, existe um orgão que mensura a "qualidade" do que nos é exibido, é o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) que mede as preferencias públicas e orienta a propaganda e venda. Pois é, nossa opinião é muito valiosa. Não quero dizer que devemos nos desfazer de nossas TV's, acontece que cada qual deve saber diferenciar e assimilar apenas o que há de construtivo.

Um exemplo de como a mídia é influenciadora, foi a vitória do Marcelo Dourado no BBB10 ontém. Fico me perguntando como uma pessoa daquele tipo consegue conquistar o público brasileiro? Nem vou comentar as diversas atitudes ignorantes dele lá no programa, só acho que ele não é nenhum exemplo a ser seguido e acho que boa parte dos brasileiros também pensam assim, então como ele ainda assim ganhou o programa? Primeiro, eu não acredito na fidedignidade do BBB, é um verdadeiro jogo de xadrez, onde cada participante tem uma posição definida pela produção do programa, e os mesmos atuam de acordo com essas posições, o vencedor é escolhido pela produção e ao longo do programa nas exibições editadas que são transmitidas ao público, se constrói uma imagem daquele participante que a produção quer que saia ou que fique no programa, e assim se faz até o final, tanto é que a vitória do Marcelo Dourado já era nítida algumas semanas antes da final. Além disso várias frases, bordões, trejeitos dos participantes são copiados pelo público; em qualquer lugar que você vá sempre vai ter uma pessoa imitando algum particpante.

Enfim, h
oje to bem cansado, sei lá o porque mas isso não acontece só comigo, com todo mundo que eu conheço pelo menos, quando se está proximo a um feriado.

Agradecimentos a Laís pela prpaganda do meu blog no blog dela, aliás acessem o dela também:
http://lalamoranguinha.blogspot.com, ao Leandro que acompanha meus blogs desde o primeiro que criei e a Jéssica que hoje me disse que achou demais o que eu escrevo ^^y

3 comentários:

  1. Concordo com vc sobre a tv e tudo mais. Mas também acho que se existissem apenas noticiarios e programas educativos propriamente ditos as pessoas não teriam como se distrair em casa. É bom as vezes vc deletar tudo e ficar vendo coisas "idiotas" só para sair um pouco da sua realidade. Claro que existe isso em excesso, mas nã oach oque isso deveria acabar!

    Obrigada pela propaganda tbm! hehehehe Mas o meu blog é chato! huahuauahu..
    Te Adoro querido! ;*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa análise, cada vez mais as pessoas param para assistir TV, mas o lance da internet é algo super interessante. Afinal vc pode criticar, pensar e aprender muita coisa na rede se souber fazer bom uso, é claro. Quanto as coisas que se pegam da TV, porque disse isso? Eu não penso assim... TÀ ME CHAMANDO DE GORDO?

    * TÔ ÓH SAMBANDO PRA VC!!***

    hehehe

    Parabéns pelo post!

    Hey Julian manda lembranças pra mim tb viu?
    hehehe

    ResponderExcluir