segunda-feira, 11 de abril de 2011

As maiores flores do mundo

Flores gigantes parecem coisa de cinema mas elas existem!! A maior flor existente é a Rafflesia arnoudii chegando a possuir pouco mais de 1 metro de diâmetro e aproximadamente 10kg. Descoberta em 1818 pelo botânico Joseph Arnold, em uma floresta da Indonésia onde predomina o clima tropical úmido.

As raflésias ocorrem nas selvas de Bornéu, Sumatra, Kalimantam e outras regiões da Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas. São parasitas e crescem sobre caules e raízes de árvores com preferência pelo gênero Tetrastigma, extraindo dessas árvores os nutrientes para o seu desenvolvimento. Sua floração é um espetáculo efêmero, a flor leva cerca de 10 meses para florir e mantém-se aberta por horas ou dias.


Rafflesia arnoudii

Enquanto a Rafflesia arnoudii é a maior flor do mundo, outras duas espécies produzem as maiores inflorescências. Inflorescência é o nome dado ao conjunto de milhares de pequenas flores. A palmeira Corypha umbraculifera é a que produz a maior inflorescência conhecida. Leva cerca de 50 anos para florir e sua inflorescência dura aproximadamente 2 anos.

Corypha umbraculifera

Além dela a espécie Amorphophallus titanum produz a maior inflorescência não ramificada do mundo. Popularmente conhecida como jarro-titã, produz uma inflorescência em espádice semelhante aos conhecidos antúrius, ambos pertencem a família Araceae. Pode atingir cerca de 3 metros de altura e pesar aproximadamente 75kg, apresentando um crescimento de mais de 16cm por dia.

 Amorphophallus titanum 

Um comentário:

  1. Juuuuuuh

    Fantástico esse post, quisera eu ver uma flor gigante dessa pessoalmente...deve ser um espetáculo

    Parabéns pelo post....ótimooooo

    ResponderExcluir