domingo, 2 de maio de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Aproveitei o tempo hoje para revisar meu projeto de TCC, o projeto está praticamente pronto, faltando à correção de alguns detalhes apenas. Disse meu projeto, mas o trabalho é feito em dupla com um amigo meu. O título do nosso trabalho é: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE IOGURTES COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES – ES.

O nosso objetivo é analisar as condições microbiológicas e físico-químicas de iogurtes de morango industrializados e comercializados aqui em nosso município, a fim de comprovar se os mesmos estão em conformidade com as normas e padrões higiênico-sanitários exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O sabor morango foi escolhido, primeiro porque devemos sempre limitar o tema de um trabalho, quanto mais específico for o seu tema, menores serão os erros que por desventura você venha a cometer. E também porque segundo a literatura o morango possui grande prestígio por suas características de cor, sabor e aroma. Além disso, dados levantados revelam que crianças e adolescentes representam cerca de 80% do consumo de iogurtes de morango em nosso país ¹.

A análise microbiológica que iremos fazer inclui contagem de coliformes totais e fecais, contagem de bolores e leveduras, dentre outros testes. Enquanto que os testes físico-químicos visam analisar o teor de pH e acidez presentes nos iogurtes analisados.

Mas porque decidimos fazer um estudo sobre iogurtes? Você deve estar se fazendo essa pergunta neste momento rs. Inicialmente tínhamos a intenção de fazer análises da qualidade da carne comercializada nos mercados da cidade, porém ficaria inviável, então escolhemos o iogurte por ser um alimento consumido em larga escala.

O iogurte contém uma grande quantidade de nutrientes e possui uma alta taxa de umidade, o que favorece a proliferação de diversos microorganismos patogênicos (com potencial para causar doenças), além disso, a falta de higiene nas indústrias é um fator que favorece a contaminação e proliferação dos iogurtes. Vimos então no iogurte um bom tema para estudo.

Dentre os organismos contaminantes mais frequentes econtram-se diversas cepas (variedades) de Escherichia coli, e Salmonellas sp., que conseguem sobreviver no iogurte por um tempo considerável.

Estamos aguardando a chegada dos materiais para iniciarmos os trabalhos em laboratório, quando estivermos nessa etapa do trabalho irei postar fotos e comentários aqui no blog.
¹(MASSA, apud, MORAIS, 2004).




Agora uma indicação, para quem é ligado em novidades de softwares e informática, recomendo que visitem o blog Orgulho Geek, o autor Carlos Eduardo “Kadu”, que é daqui do estado, está lançando um livro sobre o sistema operacional Ubuntu, no blog você poderá ler sobre algumas das vantagens desse sistema operacional, inclusive o autor disponibiliza em seu blog o link para que você possa baixar a primeira edição do livro que ele está lançando, o título é “Ubuntu – Guia do Iniciante”.

"O Livro Ubuntu – Guia do Iniciante está disponível para download gratuíto em sua primeira edição e conta com oito capítulos, que tratam desde conceitos básicos para o uso do sistema, como por exemplo, como criar pastas (ideal para quem nunca usou um computador) e como instalar pacotes de codecs multimídia para reprodução de videos, músicas e DVDs, até conceitos básicos de virtualização de Desktops. - Carlos “Kadu”  Eduardo"

Fica a dica.
Abraços, voltem sempre e não se esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários.

9 comentários:

  1. Esperar chegar? Será que ao menos fizeram o pedido? Povo enrolado esse do laboratório da faculdade ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Assim, você sabe que não podemos falar sobre o que não tem na faculdade xD, é anti ético

    ResponderExcluir
  3. ahuahuahauha....
    É normal não ter um meio de cultura em qualquer instituição, pois eles costumam ser específicos para cada microorganismo, e cada microorganismo exige um diferente. Então é normal não terem o meio que precisamos... Mas povo enrolado tem em todo lugar...hauhauah

    ResponderExcluir
  4. É importante ressaltar que não podemos divulgar o nomes das marcas analisadas, infelizmente. Seria interessante para a saúde publica ter o conhecimento sobre tais marcas que não estão dentro das normas e apresentam contaminação. Seria até mesmo um incentivo a empresa a se adequar as Normas Federais, e ajudaria na fiscalização dessas empresas.

    ResponderExcluir
  5. Considerando que vamos analisar 3 marcas fabricadas aqui no município e que só existem essas três marcas aqui, fica fácil saber quais são.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Julianderson.

    Abração

    Carlos "Kadu" Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou criança, mas estou incluso nessa porcentagem de consumo...hehehe

    Algo bem interessante de analisar mesmo. Agora falando sobre os comentários acima, o ensino no Brasil caminha aos poucos. muitas instituições estão se formando e consolidando ainda. O nível superior já não é algo tão difícil como antes. Aqui em minha cidade , na minha escola eu fui da terceira turma de ensino médio, muitos não tinham acesso ao "2º grau".

    Em menos de 10 anos as coisas mudaram muito!

    Acho que aos poucos a gente chega lá.A minha universidade cada dia cresce mais.

    Vale salientar que muito depende do nosso esforço.

    Parabéns Julian e boa sorte no TCC.

    ResponderExcluir
  9. rsrrsrsrrs...
    Vcs ainda tão bem hein !!
    Pq faço engenharia de alimentos na UEPA em Marabá (universidade estadual do Pará) não tem laboratorio de microbiologia ...!!! imagine meio de clutura.Adorei seu tema .. met TCC esta sendo feito sobre analises fisico-quimica e microbiologica de iogurtes clandestinos comercializados em supermercados em Marabá-Pará.
    Se puder me dar umas dicas te agradeço!!

    ResponderExcluir